Tecnologia do Blogger.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Grito EnCena: integrando as artes corporais ao rock’n'roll

Já começou a campanha Grito EnCena 2012, estimulando a diversidade e a integração das artes cênicas no Grito Rock. Até o dia 10 de fevereiro, todos os produtores e artistas interessados em fazer parte da campanha devem fazer sua inscrição por meio dos formulários anexos. A partir desse primeiro mapeamento, serão construídas rotas de circulação e programações locais que ajudarão o Grito Rock a se cultivar como o maior festival de artes integradas na América Latina.

Para quem se pergunta por que inserir uma programação cênica em um festival com a chancela do rock’n’roll, o Grito Encena revela algumas respostas a partir da experiência da edição de 2011. Ao aproveitar a plataforma com a marca do Grito para aproximar artistas de outras linguagens, os coletivos têm contribuído para construir laços na cena independente local, consolidando redes culturais cada vez amplas e sustentáveis.

Campanhas como o Grito EnCena estimulam a busca de novos espaços, novos públicos e o diálogo entre artistas e produtores de diferentes linguagens. Dessa forma, as cidades se capacitam como importantes pólos da cultura independente, fortalecem os laços e os arranjos produtivos locais. Num âmbito macro, elas se transformam em poderosas e diversificadas plataformas de comunicação e circulação de artistas.

Na primeira fase da campanha, a equipe do Palco Fora do Eixo, frente de linguagem cênica do Fora do Eixo, vai mapear todos os grupos e artistas interessados em participar da campanha. O mapeamento visa facilitar um trabalho de mediação entre grupos e artistas cênicos e os produtores do Grito Rock. A ideia é que, a partir das articulações regionais do Palco Fora do Eixo, os artistas possam ter um material de divulgação de seus trabalhos, ganhar público e usufruir dos serviços e plataformas da rede que, por sua vez, estarão mais fortalecidas com a integração de outras linguagens.

Algumas articulações já estão sendo feitas. A Tropa Trupe (fotos), de Natal (RN), está se preparando para uma turnê nos Gritos de São Paulo. A meta é que todas as regiões possibilitem a circulação dos artistas cênicos do Grito Rock. Uma boa alternativa à integração cênica nos festivais é a incorporação do Cabaré Fora do Eixo à programação. Por meio de pequenas esquetes, o Cabaré pode reunir várias linguagens, inclusive a música por meio de pocket shows, no mesmo espaço.

Informações mais detalhadas estão no Edital do Grito Encena 2012. Para garantir participação na campanha, basta preencher o formulário de produtores, ou formulário de artistas nos links abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP