Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Festival da Juventude acontece em Maio

Via Secom - PMVC


De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, cerca de 50,5 milhões de brasileiros são jovens - pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Em Vitória da Conquista, mais de um quarto da população - aproximadamente 81 mil habitantes – também está passando por essa fase da vida. Apesar da mesma faixa etária, os jovens estão longe de formar um grupo homogêneo. Eles pertencem a diferentes classes sociais, vivem na cidade ou no campo, são estudantes secundaristas, universitários, pesquisadores, militantes e simpatizantes dos movimentos negros, LGBT, de mulheres, indígenas, quilombolas etc.
Entre os dias 4 e 6 de maio, toda essa diversidade juvenil estará presente no 1º Festival da Juventude, uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb e  a Faculdade Independente do Nordeste/Fainor. O evento também conta com o apoio do Coletivo Suíça Bahiana, integrante do Circuito Fora do Eixo.  Com o tema “Fazer parte em toda parte”, o festival conta com uma programação totalmente gratuita e diversificada, composta por debates, palestras, encontros de movimentos sociais, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais e atividade esportiva.
O evento é um espaço para que as juventudes se encontrem, dividam experiências e reflitam coletivamente sobre questões relacionadas à cidadania, educação, cultura, lazer e políticas públicas sociais. A expectativa é de que, durante os três dias, Vitória da Conquista receba jovens de toda a Bahia, interessados em participar das discussões e atividades culturais que serão realizadas em diversos pontos da cidade.
Protagonismo juvenil – A programação reserva espaço para encontros de movimentos sociais e organizações da juventude e para rodas de conversa sobre temáticas de interesse dos jovens. Serão abordadas questões relacionadas à Ciência, Tecnologia e Educação; Democratização da Cultura e da Comunicação; Diversidade e Igualdade no Brasil, com foco no combate ao racismo, na garantia de direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais/LGBT e na cidadania das mulheres; Economia Criativa e Produção Colaborativa, entre outras.
Convergência cultural – Durante os três dias do 1º Festival da Juventude, a Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, será palco para shows de bandas e cantores locais e encontros entre artistas de diferentes gerações e regiões do país. A programação valoriza a diversidade de estilos e busca apresentar novidades e tendências da música popular brasileira.
Na primeira noite do evento, acontecem as apresentações de Achiles Neto e convidados e da banda Ladrões de Vinil. Em seguida, os soteropolitanos da banda de rock instrumental Vendo 147 recebem os cantores e compositores Lucas Santtana, Nina Becker e Pepeu Gomes, que acaba de completar 40 anos de carreira.
No sábado, tem Complexo Ragga e convidados no palco do festival e o encontro entre a big band brasiliense, Móveis Coloniais de Acaju, e o cantor Leoni. A outra atração da noite é Tom Zé, um dos ícones da Tropicália.
Os grupos Gafieira Brasil e Brincando de Cordas abrem a noite do domingo. Para encerrar a maratona de shows, o 1º Festival da Juventude recebe o compositor, cantor e MC, Criolo, grande destaque da música brasileira contemporânea. Tem ainda os pernambucanos do Mundo Livre S/A, banda precursora do movimento Mangue Beat.
Atenção à juventude - Desde 1997, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista desenvolve uma série de políticas públicas voltadas para a juventude. São ações nas áreas de saúde, educação e assistência social que garantem mais qualidade de vida para essa parcela da população.
O 1º Festival da Juventude faz parte desse esforço e passa a integrar o extenso calendário cultural do município, que abrange eventos como Natal da Cidade, Forró Pé de Serra do Periperi, Fechando o Beco, Por isso é que eu canto, Domingo Por Encantos, além dos organizados pela iniciativa privada.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP