terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Vinhetas Grito do Rock
Vinhetas feitas por Judson, da Tv Sudoeste, para divulgação do Grito Rock América Latina em Vitória da Conquista.
Integrantes do Coletivo
Faltaram algumas pessoas nesse dia, mas aí estão alguns dos integrantes do Coletivo Suíça Bahiana.
As reuniões do Coletivo Suíça Bahiana estão sendo realizadas todas as segundas e quintas, às 19h no Centro do Cultura Camilo de Jesus Lima.
Coletivo Suíça Bahiana apresenta: Grito Rock Vitória da Conquista
Nestas primeiras reuniões, que vêm acontecendo às segundas e quintas, 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, preocupações básicas, tais como conciliar mentes tão diferentes e divisão de funções, têm sido adiadas frente um importante compromisso: a realização da versão local para o evento Grito Rock América do Sul 2010, obrigação de todos os quarenta e quatro coletivos que compõem o circuito.
Assim, através do site http://www.toquenobrasil.com.br/, sessenta e seis grupos se inscreveram, dos mais diferentes estilos (incluindo uma banda da Venezuela que toca samba). Depois de uma escolha muito difícil, por causa do alto nível dos candidatos, a programação ficou assim:
11 de fevereiro
Ladrões de Vinil (Vitória da Conquista) www.myspace.com/ladroesdevinil
Os Irmãos da Bailarina (Salvador) www.myspace.com/osirmaosdabailarina
Clube de Patifes (Feira de Santana) www.myspace.com/clubedepatifes
Maglore (Salvador) www.myspace.com/maglorebanda
18 de fevereiro
Distintivo Blue (Vitória da Conquista) www.distintivoblue.blogspot.com
Dunas do Barato (Recife) www.myspace.com/dunasdobarato
Anacrônica (Curitiba) www.myspace.com/bandaanacronica
Enio e a Maloca (Salvador) www.myspace.com/enioeamaloca
Local: Teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Horário: 18:30h
Ingresso: R$ 10 (inteira) R$ 5 (antecipado/meia)
Pontos de venda: Letras & Prosa, Drops e Zás Trás
Informações: http://www.coletivosuicabahiana.blogspot.com/ ou http://www.gritorock.com.br/
Engana-se quem for ao evento achando que irá ouvir o que o senso comum chama de rock. O frevo (Dunas do Barato), o blues (Clube de Patifes e Distintivo Blue), dentre outros estilos, estarão bem representados neste grande festival, que entrará no Guiness como o maior festival integrado do mundo.
Circuito Fora do Eixo apresenta: Grito Rock América do Sul 2010!
De 2005 – ano de criação – pra cá, o Circuito Fora do Eixo só tem crescido. O trabalho colaborativo se mostrou ser a saída para que o mercado independente deslanchasse. E esse crescimento fica explícito nas produções dessa rede, tais como o Congresso Fora do Eixo (que este ano é realizado no Jambolada), O Observatório Fora do Eixo é um dos maiores eventos que acontece no Brasil – o Festival Integrado Grito Rock.
E este ano o crescimento continua – em 2009 cruzamos a linha de 50 cidades e em 2010 o festival acontece em mais de 70 cidades, mantendo assim o título de maior Festival Integrado da América Latina, já que além dessas, mais quatro cidades fora dos limites tupiniquins realizam o Grito – Buenos Aires (Argentina), Córdoba (Argentina), Montevidéo (Uruguai) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
Entre as cidades brasileiras estão Rio Branco (AC), Uberlândia (MG), Santa Maria (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), entre outras. Os coletivos responsáveis estimulam assim a auto gestão das bandas, já que com tantas cidades cadastradas, as bandas vêem no GR a oportunidade de planejar sua própria turnê.
O Grito Rock nasceu como a alternativa movida a guitarras contra as marchas de carnaval, e hoje se tornou um dos eventos com o line up mais diverso do país. Para que aconteça, ele envolve vários membros da cadeia produtiva, sejam músicos, jornalistas, produtores, videomakers, atores, profissionais do meio hip hop, entre outros vários.
Amplitude
Os coletivos integrados ao Circuito Fora do Eixo – bem como uma série de parceiros cujo trabalho dialoga com a lógica colaborativa do CFE – estão preparando para 2010 a maior edição do Grito Rock. O festival, que expressa muito bem a prática de trabalho em rede proposta pelo Fora do Eixo, cada vez mais se firma como uma ação multiplicadora, conectando agentes culturais de todas as regiões do Brasil e intensificando o elo com os vizinhos hispano-americanos.
Música, cinema, teatro e artes visuais se encontram, revelando toda a diversidade da cultura produzida no âmbito da independência.