Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia dá início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista. Em sua quarta edição, a Conferência chega a um novo patamar. Agora, além de ser um importante espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, ela passa a ser efetivamente um local de construção.
Além de serem ouvidos e de levantarem as demandas de sua região na área cultural, os agentes culturais e cidadãos participam do processo de planejamento da ação dos poderes públicos, colaborando efetivamente na elaboração do Plano Estadual de Cultura a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Setoriais e Territoriais de Cultura. Por isso, o tema deste ano é: “Planejar é preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”.
E a primeira etapa desse processo já começou. A partir do mês de julho, a Secult começou a fomentar e apoiar a realização das Conferências Municipais de Cultura. Para tanto, a Secretaria disponibilizou para todas as prefeituras e dirigentes de cultura dos 417 municípios da Bahia, DVDs multimídia, contendo vídeo elaborado com o passo a passo da metodologia de todas as etapas da IV CEC e com o Manual da Conferência, que apresenta orientações e todos os instrumentos necessários para realização de uma Conferência Municipal de Cultura. Todo material também se encontra publicado site da Secretaria.

Convite do Secretário de Cultura, Albino Rubim, para a IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia:


IV Conferência Estadual de Cultura é o encontro final das propostas criadas a partir dos debates ocorridos nas conferências municipais e territoriais. Esse roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais. Na Conferência Estadual, serão eleitas 3 propostas de projetos estaduais por grupo temático, que irão finalmente compor o Plano Estadual de Cultura.
Também serão incorporadas à Conferência Estadual as propostas encaminhadas pelas 21 Conferências Setoriais de Cultura – encontros divididos por linguagens e áreas, envolvendo as seguintes temáticas: Música, Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Livro e Leitura, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural, Estudiosos e Pesquisadores da Cultura, Serviços Criativos, Cultura Digital, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Cultura Afrobrasileira e Culturas Ciganas.
CONFERÊNCIAS SETORIAIS

Confira a programação completa da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia:

30/11, a partir das 18h, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima –
Credenciamento, Cerimônia de abertura, Cerimônia de adesão da Bahia ao Sistema Nacional de Cultura, Apresentação do coral do sertão

01/12, a partir das 8h, Centro de Cultura –
Atividade cultural: Coral Conquista Criança, Apresentação regulamento e Apresentação de diagnóstico

01/12, a partir das 13h, Conhca Acústica do Centro de Cultura –
Atividade Cultural: Boi de Dona Laurinha e Grupo Folclórico Marujada

01/12, a partir das 14h, Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) –
Espaços Diversos , Palestras e GT’s

01/12, a partir das 18h, Concha Acústica Centro de Cultura –
Lançamento do Catálogo dos Pontos de Cultura da Bahia

01/12, a partir das 19h, Centro de Cultura -
Atividade Cultural: Jeong Ga Ak Hoe e Explorations Of Colors

01/12, a partir das 20h, Praça Barão do Rio Branco –
Atividade Cultural: Balé Jovem Salvador, Balé Folclórico da Bahia e Show de Evandro Correia

02/12, a partir das 8h, IEED –
GT’s

02/12, a partir das 13h, Concha do Centro de Cultura –
Atividade Cultural: Grupo de Dança Consciência Negra e Grupo Roda de Choro

02/12, a partir das 14h, IEED -
GT’s, Espaços Diversos e Plenária por eixos

02/12, a partir das 19h, Centro de Cultura -
Atividade Cultural: Filme “O Último Romance De Balzac” – Direção: Geraldo Sarno (Após a exibição conversa com o diretor)

02/12, a partir das 21h, Praça Barão do Rio Branco -
Atividade Cultural: Show da banda Café Com Blues e Show de Zeca Baleiro

03/12, a partir das 9h30, Centro de Cultura -
Fala do coordenador da IV Conferência Estadual de Cultura e fala do Gestor de Cultura de Vitória da Conquista, leitura da carta de Vitória da Conquista e leitura das propostas

03/12, a partir das 14h, Concha do Centro de Cultura -
Atividade Cultural: samba com Dona Nicinha

Read more...

Festival Avuador acontece a partir de quinta-feira


  O Festival Avuador chega a sua segunda edição agora com três dias de programação durante os dias 24, 25 e 26 de Novembro em Vitória da Conquista. A ação é  apoiada pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo FAZCULTURA.

  Além dos shows, o Festival é composto por ações de formação, mesas redondas com temas voltados para o cenário da música independente. Essas atividades acontecem na quinta-feira, dia 24, a partir das 19h no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima com as mesas “Os Festivais como uma das principais plataformas de difusão da música” e “Politicas Públicas para Música”, com a participação de profissionais em destaque no cenário nacional.

  A grade de shows composta por dez artistas acontece na sexta (25/11) e no sábado (26/11), sempre começando nos finais de tarde, a aprtir das 17h na Concha Acústica do Centro de Cultura. Fique atento ao horário para não perder nenhum dos cinco shows por noite. Confira a programação:

25/11 - Sexta-feira

Brincando de cordas (Vitória da Conquista)
Manzuá (Itabuna)
Complexo Ragga (Vitória da Conquista)
O círculo (Salvador)
Eddie (Pernambuco)

26/11 - Sábado

Randômicos (Vitória da Conquista)
Paulo Soares e a terceira cidade (Juazeiro)
Gutemba (Vitória da Conquista)
Retrofoguetes (Salvador)
Lucas Santtana (Salvador)

Toda a programação é gratuita.

Read more...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

São Paulo recebe o maior encontro de coletivos de cultura do país

De 11 a 18 de dezembro, milhares de representantes de 26 estados e mais de 10 países se reunem em São Paulo; paralelo ao Congresso a cidade recebe o Festival Fora do Eixo SP 2011

Ampliar o debate sobre o atual momento da cultura para além da rede e entendê-la como uma ferramenta de ação social, é uma das prospostas do IV Congresso Fora do Eixo. O projeto ocorre na capital paulista, entre os dias 11 e 18 de dezembro, com abertura oficial no dia 12, no Auditório Ibirapuera e segue com as atividades, à partir do dia 13, no Paço das Artes, na USP.
Durante toda a semana, o encontro reúne milhares de representantes dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de mais de 10 países da América Latina. Ao todo, serão cerca de 500 conferências, 2 mil reuniões livres, milhares de projetos mapeados, quase 200 convidados, que esperam por aproximadamente 1 mil participantes por dia. Esse público é formado por produtores e gestores culturais, artistas, jornalistas, midialivristas, economistas, professores, pesquisadores, intelectuais, distribuidores, ativistas, entre outros profissionais que atuam, sobretudo, em redes com foco em cultura e economia solidária.


O formato livre
Diversos tipos de eventos e atividades integram a programação do IV Congresso Fora do Eixo. Para potencializar os espaços e temas de discussão, o evento propõe uma NÃO-GRADE, que consiste na sugestão de temas pelos participantes no período de inscrições, bem como nos dias do evento. Além disso, os convidados, ou "filtros", também poderão intervir no que será debatido junto aos congressistas, através de formatos, como Mini-Conferências, Encontros, Observatórios, Atos, Sessões Livres de Cinema, GT’s e as conhecidas Conversas Infinitas. A programação completa já está disponível no site: http://congresso.foradoeixo.org.br.

Encontros e redes
O Paço das Artes vai sediar ainda vários encontros de redes culturais, como o I Congresso Nacional do Partido da Cultura, o II Encontro da Universidade da Cultura Livre e a Assembléia Geral da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN). O objetivo é nivelar o conhecimento produzido e compartilhar as experiências do ano, fortalecendo a construção de novos campos de produção e conhecimento, que ressignificam a economia, o partido, a universidade e os meios de comunicação.
Dentro desta perspectiva, um dos pontos altos é o Encontro de Programadores Culturais da América Latina. O projeto envolve centenas de agentes dos Circuitos de Festivais do Brasil (Minas, Paraíba, Baiano, Norte, Sul entre outros), ABRAFIN, além de representantes de cineclubes, agências, salas e casas de shows e espetáculos, centros culturais, auditórios, coletivos, associações, organizações e entidades culturais.


Os Convidados
Os diversos protagonistas que participarão dessas discussões vem dos mais diferentes setores sociais - são mais de 100 representantes debatendo economia, política, educação e comunicação. Todos compartilhando ideias nesse grande espaço cognitivo. Entre os Convidados para os debates, estão Cláudio Prado (Coordenador da ONG Laboratório da Cultura Digital), Carlos Miranda (Produtor Musical), Jean Wyllys (Vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL), Ivana Bentes (professora do curso de pós-graduação em Comunicação e Cultura), Renato Rovai (Revista Fórum) e Alfredo Manevy (ex-secretário executivo do MinC.). Veja a lista completa no site: http://congresso.foradoeixo.org.br/category/convidados/


Terceira Edição do Festival Fora do Eixo SP 2011
Paralelo ao IV Congresso, diversos espaços da capital recebem a terceira edição do Festival Fora do Eixo SP. A programação foi pensada para inserir o que de melhor aconteceu na música Fora do Eixo, evidenciando bandas, discos, turnês e shows. São mais de 40 apresentações musicais em uma semana, além de teatro, artes visuais, entre outras linguagens, ocupando os palcos da Casa Fora do Eixo, Studio SP e outras casas e espaços da cidade. A programação está sendo fechada e será divulgada dentro de algumas semanas no site do Congresso.

Inscrições
Para participar do evento, é necessário inscrever-se através do formulário disponível no site (http://congresso.foradoeixo.org.br/inscricoes/). As inscrições vão até o fim de Novembro, são gratuitas e todas as pessoas e idades.

Programação
Veja a programação completa e atualizada em tempo real:

Read more...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Carta Aberta do #NasRuas-VCA

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
-Martin Luther King

No próximo dia 15 de novembro, data em que comemoramos a Proclamação da República, a nação sairá às ruas mostrando ao mundo que queremos uma democracia real e limpa da corrupção criminosa. Na Bahia, as cidades de Vitória da Conquista (Barão do Rio Branco, 14h), Alagoinhas, Feira de Santana e Salvador farão manifestações públicas demonstrando que não mais aceitam a corrupção como uma característica da nossa política.

É tamanha a vergonha de um povo, que vê seu país sendo dilapidado e a cada dia surgindo novas denúncias de corrupção. Através das redes sociais, vários grupos de cidadãos comuns, de diversas camadas sociais e desvinculados de partidos políticos, estão se organizando para irem às ruas protestar contra este estado de corrupção crônica e generalizada instalada no nosso país em todas as suas esferas há mais de 20 anos.

Entendemos também que a corrupção, o “jeitinho brasileiro”, está arraigada na nossa cultura desde nossa colonização pelos portugueses e que um grande processo de educação para a cidadania deve ser iniciado em todo o Brasil. O grupo “NAS RUAS” firmou parceria com o Ministério Público para juntos massificarem a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” um vídeo explicativo que mostra o dano social que mesmo pequenos atos dessa natureza representa.
No entanto, o principal foco do NAS RUAS será a corrupção dos nossos representantes políticos em todas as camadas públicas.

O Brasil ocupa a 69ª posição no Ranking de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional com uma pontuação de 3,7 em uma escala de zero a dez, em que dez indica que os servidores são percebidos pela população como pouco corruptos e zero corresponde à percepção de corrupção disseminada. Em 2009, o Brasil ocupava o 75º lugar entre 180 países no ranking. Já a pesquisa Barômetro Global da Corrupção 2010, da Organização Transparência Brasil, os partidos políticos, o poder Legislativo e os policias (especialmente os estaduais) estão entre os mais corruptos.
O que é o “NAS RUAS” ?

Um grupo surgido nas redes sociais formado por estudantes, advogados, jornalistas, donas de casa, designers, professores, bombeiros, policiais, vendedores, taxistas e todo tipo de cidadão brasileiro que se sente indignado e revoltado. Este é o perfil e a base de formação dos diversos grupos NAS RUAS que hoje se encontram em 30 cidades do Brasil apoiando e sendo apoiado por outros grupos do mesmo teor, com nomes diferentes mas causas semelhantes. O NAS RUAS é uma congregação de movimentos apartidários e pacíficos que se uniram através da internet, no Facebook, que é a ferramenta mais utilizada no mundo atualmente. Hoje nosso foco é a corrupção, porque acreditamos ser o problema mais grave do país. Mas teremos outros temas na nossa pauta para 2012.

Nenhum membro da direção do NAS RUAS de Vitória da Conquista tem qualquer tipo de ligação política nem recebe “orientação” de outros grupos, tampouco podemos responder pelos demais movimentos Brasil afora. Somos independentes e o uso do nome NAS RUAS foi adotado para somar forças com outros grupos, sendo que poderemos mudar de nome ou mesmo nos dissociarmos de outros grupos caso deixemos de concordar com o direcionamento ou pauta de reivindicações destes. O NAS RUAS tem sido acusado por uns de pertencer à esquerda, por outros de defender a direita, e sabemos que outros movimentos passam pelos mesmos constrangimentos. Nossa bandeira é legítima. É apartidária. E isso é publicado diariamente, mas parece que o brasileiro já não tem motivos para acreditar na literalidade do discurso, pois estamos todos “escaldados”. Perdemos a confiança, até nos bem intencionados. Mesmo assim, o NAS RUAS-VCA a despeito dos falsos boatos que militantes partidários estão difundindo, vai persistir na luta contra a corrupção e só o tempo mostrará quem são os mentirosos.

As ações do NAS RUAS recebem cobertura de TODA a imprensa nacional, independente do posicionamento político do dono do veículo. Isso não nos faz “massa de manobra”, muito menos comprometido com seus ideais políticos. Apenas não podemos impedir o trabalho da imprensa e vamos ceder entrevistas a qualquer veículo, desde que o que dissermos não seja alterado.

O NAS RUAS-VCA é um grupo de Vitória da Conquista e que vai programar diversas manifestações e assembléias públicas para todo o ano de 2012. Teremos o NAS RUAS pela Educação, Saúde, Transporte, Segurança, e qualquer tema que seja de interesse público. Todos os temas das manifestações e pautas de reivindicações em esferas municipais, estaduais e nacionais serão discutidos nas redes sociais (Facebook/ Twitter) através de votação pública.
No dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, participaremos do I Congresso Contra Corrupção onde especialistas que vão comentar as questões levantadas pelo povo, pois nós organizadores dos movimentos não temos capacidade técnica para julgar os tópicos propostos, e uma vez este está tomando a proporção que esperávamos, chegou o momento de profissionalizarmos o protesto.

Principais bandeiras do NAS RUAS-VCA
Nossas reivindicações municipais serão votadas depois do dia 15 de novembro quando teremos exigências urgentes na área de saúde, educação, transporte público, cultura e segurança pública. Faremos também parcerias com entidades públicas reconhecidas pela comunidade como sérias e comprometidas com a ética e com a real democracia,como o Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça.

Defendemos dentre outras causas: A candidatura avulsa (sem a necessidade de partidos políticos),o fim do voto secreto no Congresso, aprovação da Constitucionalidade da Lei Ficha Limpa para 2012 e 10% do PIB para a educação.
Vamos pras ruas!

Seja na esfera, municipal, estadual, ministerial, não se pode mais assistir a tudo de braços cruzados, como se o problema não fosse nosso. Cada parcela desviada dos cofres públicos, certamente faltar ao próprio povo.
Isto é uma Convocação Geral! O país inteiro protestando em suas cidades, em todos os estados desse rincão chamado BRASIL! Diversos eventos estão sendo articulados, e serão divulgados através das redes sociais, da boca-a-boca e pela própria mídia.Chegou a nossa vez de marchar por “DIGNIDADE”

Leve a bandeira do Brasil, pinte seu rosto de verde-amarelo, use a máscara que você quiser, leve sua a família, crianças, idosos, faça seu cartaz, leve vassouras, invente sua forma de protesto, mas não fique de fora deste momento em que o planeta se une em manifestações por um mundo mais justo! Essa luta é de todos e para todos! Vamos nos encontrar na praça e mostrar ao mundo que Vitória da Conquista tem tradição de ser foco de resistência contra os que desrespeitam o povo.

O povo brasileiro a exemplo do que já aconteceu e vem acontecendo em diversos países, mostrará a sua indignação e exigirá respeito!

NAS RUAS POR UM PAÍS DIGNO E DE BRASILEIROS DE CABEÇA ERGUIDA!
BASTA DE CORRUPÇÃO!
A HORA É AGORA!

Read more...

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP