Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia dá início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista. Em sua quarta edição, a Conferência chega a um novo patamar. Agora, além de ser um importante espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, ela passa a ser efetivamente um local de construção.
Além de serem ouvidos e de levantarem as demandas de sua região na área cultural, os agentes culturais e cidadãos participam do processo de planejamento da ação dos poderes públicos, colaborando efetivamente na elaboração do Plano Estadual de Cultura a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Setoriais e Territoriais de Cultura. Por isso, o tema deste ano é: “Planejar é preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”.
E a primeira etapa desse processo já começou. A partir do mês de julho, a Secult começou a fomentar e apoiar a realização das Conferências Municipais de Cultura. Para tanto, a Secretaria disponibilizou para todas as prefeituras e dirigentes de cultura dos 417 municípios da Bahia, DVDs multimídia, contendo vídeo elaborado com o passo a passo da metodologia de todas as etapas da IV CEC e com o Manual da Conferência, que apresenta orientações e todos os instrumentos necessários para realização de uma Conferência Municipal de Cultura. Todo material também se encontra publicado site da Secretaria.

Convite do Secretário de Cultura, Albino Rubim, para a IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia:


IV Conferência Estadual de Cultura é o encontro final das propostas criadas a partir dos debates ocorridos nas conferências municipais e territoriais. Esse roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais. Na Conferência Estadual, serão eleitas 3 propostas de projetos estaduais por grupo temático, que irão finalmente compor o Plano Estadual de Cultura.
Também serão incorporadas à Conferência Estadual as propostas encaminhadas pelas 21 Conferências Setoriais de Cultura – encontros divididos por linguagens e áreas, envolvendo as seguintes temáticas: Música, Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Livro e Leitura, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural, Estudiosos e Pesquisadores da Cultura, Serviços Criativos, Cultura Digital, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Cultura Afrobrasileira e Culturas Ciganas.
CONFERÊNCIAS SETORIAIS

Confira a programação completa da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia:

30/11, a partir das 18h, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima –
Credenciamento, Cerimônia de abertura, Cerimônia de adesão da Bahia ao Sistema Nacional de Cultura, Apresentação do coral do sertão

01/12, a partir das 8h, Centro de Cultura –
Atividade cultural: Coral Conquista Criança, Apresentação regulamento e Apresentação de diagnóstico

01/12, a partir das 13h, Conhca Acústica do Centro de Cultura –
Atividade Cultural: Boi de Dona Laurinha e Grupo Folclórico Marujada

01/12, a partir das 14h, Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) –
Espaços Diversos , Palestras e GT’s

01/12, a partir das 18h, Concha Acústica Centro de Cultura –
Lançamento do Catálogo dos Pontos de Cultura da Bahia

01/12, a partir das 19h, Centro de Cultura -
Atividade Cultural: Jeong Ga Ak Hoe e Explorations Of Colors

01/12, a partir das 20h, Praça Barão do Rio Branco –
Atividade Cultural: Balé Jovem Salvador, Balé Folclórico da Bahia e Show de Evandro Correia

02/12, a partir das 8h, IEED –
GT’s

02/12, a partir das 13h, Concha do Centro de Cultura –
Atividade Cultural: Grupo de Dança Consciência Negra e Grupo Roda de Choro

02/12, a partir das 14h, IEED -
GT’s, Espaços Diversos e Plenária por eixos

02/12, a partir das 19h, Centro de Cultura -
Atividade Cultural: Filme “O Último Romance De Balzac” – Direção: Geraldo Sarno (Após a exibição conversa com o diretor)

02/12, a partir das 21h, Praça Barão do Rio Branco -
Atividade Cultural: Show da banda Café Com Blues e Show de Zeca Baleiro

03/12, a partir das 9h30, Centro de Cultura -
Fala do coordenador da IV Conferência Estadual de Cultura e fala do Gestor de Cultura de Vitória da Conquista, leitura da carta de Vitória da Conquista e leitura das propostas

03/12, a partir das 14h, Concha do Centro de Cultura -
Atividade Cultural: samba com Dona Nicinha

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP