Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 Suíça Bahiana

   Um turbilhão de coisas boas aconteceu em 2011 e arrastou o Suíça Bahiana com ele. Quando chegou a hora de abrir os olhos, já era 2012!
   Com dois anos de existência, o coletivo esteve dentro das maiores realizações do Circuito Fora do Eixo, contabilizando números para o Grito Rock, Festivais e Noites Fora do Eixo, além de shows avulsos para matar a sede de música de qualidade dos conquistenses.
Em fevereiro, tivemos a abertura com a primeira FoliaFdE! Evento que contou com a participação das bandas Móveis Coloniais de Acaju (BSB), Ladrões de Vinil(VCA), Canastra(RJ), Suinga (SSA) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN), numa tarde de sol, tomando sorvete de cajá e dançando marchinhas carnavalescas.
   Para completar o clima de carnaval, fizemos parte do maior evento do Circuito, que é o Grito Rock. Dois dias foram reservados para o evento que tomou proporções gigantescas no país, se estendendo para boa parte da América Latina. Aqui, tivemos as participações das bandas Quarteto de Cinco (SSA), Casa de Vento (Feira de Santana), Randômicos (VCA), Incrédula (SSA), Warcursed (PB) e Sigma (VCA). Além de intervenção PalcoFdE e FEL.
   Logo após, tivemos a primeira SEDA – Semana do Audiovisual de Conquista – junto com a Semana Glauber. Nela tivemos oficinas, mostras de filmes e mesas redondas com Carol Tokuyo, Rafael Rolim e uma parte da família Glauber presente. Momento emocionante e de grande aprendizado, facilitando a compreensão do que é o Fora do Eixo e como o audiovisual atua colaborativamente para a difusão das ideias do circuito.
   2011 foi o ano que instauramos nosso QG no Viela Sebo-Café, agora reformado e mais aconchegante para receber nossos eventos. Lá foi um lugar de encontros, distribuição de produtos e divulgação do circuito.
   Também tivemos mais uma edição do show com a banda Matanza (RJ), juntamente com Mictian (VCA), Tombstone (VCA) e Vendo 147 (SSA), esta sim, sendo a banda revelação do evento. Apesar de toda a chuva que trouxe atraso aos shows, o evento foi satisfatório para aqueles que saíram de suas casas para prestigiar.
   Pela primeira vez foi realizada a Mostra Teatro Fora do Eixo, concentrando boa parte dos grupos teatrais da cidade para um diálogo sobre a cena local e sobre o Palco FdE, além da apresentação de peças excelentes com a Companhia Operakata e Dançart. E em 2012, a mostra tende a crescer ainda mais. Aguardem!
   As Noites Fora do Eixo de 2011 deram um salto gigantesco, tanto em questão de estrutura quanto de qualidade e divulgação. Apesar de termos passado no edital Conexão Vivo, devido a alguns imprevistos, só poderemos usufruir de tal em 2012, mas nem por isso deixamos de fazer esse, que é um dos eventos mais importantes para a circulação, distribuição e para todas as outras frentes do Fora do Eixo. Muita banda boa passou por aqui, tivemos a dobradinha de sucesso “Maglore+Os Barcos”, tivemos a Pirigulino e Suinga fazendo todo mundo dançar, Cabruêra fazendo um São João diferente, The Honkers mostrando que a Bahia deixou de ser só axé faz muito tempo, Aeromoças e Tenistas Russas provando que música instrumental agrada demais, Versu2 trazendo seu baile Black e colocando todos para mostrar a sua negritude...Ufa! Muita banda boa passou por aqui nesse ano e não vamos dá conta de falar de todas! Um parabéns especial para as bandas de Vitória da Conquista, que estão cada vez melhores e mais organizadas, procurando sempre por iniciativas que possam beneficiar a cena local e valorizando o que é feito na cidade. Parabéns, galera!
   Nosso último evento, e o maior deles, foi o Festival Suíça Bahiana. Durante 3 dias intensos, mais de 3 mil pessoas passaram pelo Clube D´Waller para ver as 27 atrações musicais (incluindo Marcelo Jeneci, Emicida, Ratos de Porão, Canastra...), além de curtir o espaço, as pessoas e poder adquirir os produtos da sua banda favorita. O evento teve como foco a música, o meio ambiente e o pensamento (abrimos edital de vivência para três pessoas), e, para trazer ao público o que fora proposto, tivemos palestras, intervenções teatrais, uma grade de shows fantástica e a conscientização ambiental dentro e fora do D´Waller. Para quê evento melhor do que esse para encerrar nossas ações na cidade? Um agradecimento especial para os nossos colaboradores que nos ajudaram com essa grande produção.
   Mas, claro, o Suíça ainda foi até São Paulo para participar do IV Congresso Fora do Eixo para reabastecer o tanque de estímulo e preparar um 2012 intenso e cheio de novidades para Vitória da Conquista!
   É como nem tudo são flores, usamos as tribulações que passamos de adubo, nós, como coletivo e nós, como Circuito Fora do Eixo, se é que se podem separar essas duas coisas! E que venha 2012! Suíça Bahiana atuando dentro e fora de Conquista. Tudo ao mesmo tempo agora 2.0!

Read more...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

#CongressoFdE - Primeiro Dia

Parque do Ibirapuera, primeiro dia de Congresso Fora do Eixo. Desde o dia anterior, a movimentação humana/cultural foi muito intensa na Casa Fora do Eixo, onde se deu início os credenciamentos e a não grade do evento, com shows, churrasco e conversas infinitas. Muitas pessoas trocando experiências e avatares tomando forma. 

O Parque do Ibirapuera é lindo e nada melhor que um pique-nique para afinar as regionais antes da abertura oficial no auditório. Diante da proporção incrível que o Circuito tomou no ano de 2011, um Congresso desse naipe era o esperado por todos nós fazedores e observadores. A mesa de abertura foi feita pelas #Femininas, dentre elas, Leandra Leal, Marielle Ramines, Sylvie Duran, Carol Tokuyo e Ivana Bentes, na qual foi bastante explorada a relação delas com o Fora do Eixo, em discursos movidos à satisfação, força e emoção. Mistura que só as mulheres conseguem fazer.
Após as falas das representantes das mulheres do Circuito, a cerimonial convocou todas as femininas presentes para subir ao palco e finalizar a primeira noite de Congresso. Vários rostos, várias cores e vários focos juntos para criar a não grade do evento a base de Conversas Infinitas e Ideias Perigosas.

Para finalizar a noite, ainda tivemos o show das bandas Radioviernes e DJ Haru no Paço das Artes e Saravacalé e Thiago DJ no Studio Viva. A “grade” põe-se fim, mas a “não grade” acontece o tempo todo, tudo ao mesmo tempo e agora!
Ninguém sabe se foram os ares maravilhosos e a beleza indescritível do Parque Ibirapuera ou se foi a beleza e sensibilidade das #Femininas, mas a abertura do Congresso foi uma das mais emocionantes dentro desses anos de trabalho. E foi só o primeiro dia.

Read more...

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP