Compacto.REC de Dezembro - VINIL LARANJA
Último lançamento do Compacto.Rec em 2010, VINIL LARANJA é formada atualmente por Andro Baudelaire - voz e guitarra, Saul Smith - guitarra, Bruno Folha - baixo, e Netão Red – bateria. É uma das bandas paraenses que mais circula, já tendo participado de importantes festivais brasileiros como o Se Rasgum (Belém), Calango (Cuiabá), Ponto CE (Fortaleza), Dia Mundial do Rock (Macapa), Quebramar (Macapá), e do Gritos Rocks de Rondônia, Cuiabá e Ji-Parana. Em março de 2009, a Vinil foi a primeira banda do Pará tocar no festival South by Southwest, em Austin, Texas, permanecendo nos Estados Unidos por três meses para fazer novos shows e contatos. Criada em 2004, a banda lançou dois anos depois o primeiro CD, Vinil Laranja, pelo selo Ná Music. Em 2008, o single “Shoot the little sister” dava uma prévia do que seria o segundo CD, “Unfaceless Bride” de 2009. E com participação especial do baterista Ivan Vanzar, da Madame Saatan, a Vinil apresenta seu terceiro disco, “If She Ask”, com lançamento nacional através do Compacto.Rec!
A Vinil já tem dois videoclipes. “Unfaceless Bride” foi produzido pela TV Cultura do Pará em 2009, e exibido em rede nacional pela MTV Brasil. Já “Woman” foi gravado por Saul Smith durante a turnê nos Estados Unidos, documentando a viagem e os shows. Em junho de 2010, a Vinil foi a protagonista do terceiro minidocumentário da série Megabanda, gravado em pleno arrastão do Arraial da Pavulagem, no centro histórico da capital paraense. Em 2008, venceu com “Stay Forever” o CCAA Fest, festival de Belém do qual participavam 92 bandas.
Seu som apresenta influências de Queens of the Stone Age, The Beatles, System of a Down, Blink 182, Elvis Presley, Nirvana, Foo Fighters e Smashing Pumpkins. Todas suas músicas são em inglês. A Vinil Laranja integra o Coletivo Megafônica, Ponto Fora do Eixo de Belém.
O DISCO
O EP de seis musicas intitulado “If She Ask,” saiu do forno e mostra a bem vinda evolução no som dos garotos do Vinil Laranja. Depois do elogiadíssimo “Unfaceless Bride”, a banda aparece madura e coesa. É o que se sente á primeira audição de Tharuell . Início em Low Fi com Andro e sua semi-acústica naquilo que sabe fazer bem: uma boa melodia, que depois explode em rifles bem costurados e viscerais. Little Douce entra com energia e culmina num ótimo refrão pesado, característica evidente em várias musicas da Vinil.
JxH chega pra mostrar o VL que todos conhecem, guitarras com o drive no talo, letras que exploram dois extremos da psique humana: a maldade e a bondade, fazendo uma analogia com 2 grandes mitos da história, nas figuras de Jesus e Hitler. Com o ótimo “semi-hit” So Exciting, regravado do primeiro álbum da banda, fica notória a evolução da banda em todos os sentidos. Destaque para belo solo de Saul Smith.
My Baby Is My Gun tem mudanças de rítmo bem inusitadas e mostra que a cozinha de Bruno Folha e Netto 2T tem funcionado de forma bem eficiente. “If She Ask“ termina de forma calma com a doce melodia de Don’t look Inside The Pocket, uma grata surpresa, mostrando Andro em um take voz e violão. Esse é o Vinil Laranja, surpreendendo quando se menos espera.
Baixe o disco: www.compactorec.foradoeixo.org.br
0 comentários:
Postar um comentário