Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

São Paulo recebe o maior encontro de coletivos de cultura do país

De 11 a 18 de dezembro, milhares de representantes de 26 estados e mais de 10 países se reunem em São Paulo; paralelo ao Congresso a cidade recebe o Festival Fora do Eixo SP 2011

Ampliar o debate sobre o atual momento da cultura para além da rede e entendê-la como uma ferramenta de ação social, é uma das prospostas do IV Congresso Fora do Eixo. O projeto ocorre na capital paulista, entre os dias 11 e 18 de dezembro, com abertura oficial no dia 12, no Auditório Ibirapuera e segue com as atividades, à partir do dia 13, no Paço das Artes, na USP.
Durante toda a semana, o encontro reúne milhares de representantes dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de mais de 10 países da América Latina. Ao todo, serão cerca de 500 conferências, 2 mil reuniões livres, milhares de projetos mapeados, quase 200 convidados, que esperam por aproximadamente 1 mil participantes por dia. Esse público é formado por produtores e gestores culturais, artistas, jornalistas, midialivristas, economistas, professores, pesquisadores, intelectuais, distribuidores, ativistas, entre outros profissionais que atuam, sobretudo, em redes com foco em cultura e economia solidária.


O formato livre
Diversos tipos de eventos e atividades integram a programação do IV Congresso Fora do Eixo. Para potencializar os espaços e temas de discussão, o evento propõe uma NÃO-GRADE, que consiste na sugestão de temas pelos participantes no período de inscrições, bem como nos dias do evento. Além disso, os convidados, ou "filtros", também poderão intervir no que será debatido junto aos congressistas, através de formatos, como Mini-Conferências, Encontros, Observatórios, Atos, Sessões Livres de Cinema, GT’s e as conhecidas Conversas Infinitas. A programação completa já está disponível no site: http://congresso.foradoeixo.org.br.

Encontros e redes
O Paço das Artes vai sediar ainda vários encontros de redes culturais, como o I Congresso Nacional do Partido da Cultura, o II Encontro da Universidade da Cultura Livre e a Assembléia Geral da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN). O objetivo é nivelar o conhecimento produzido e compartilhar as experiências do ano, fortalecendo a construção de novos campos de produção e conhecimento, que ressignificam a economia, o partido, a universidade e os meios de comunicação.
Dentro desta perspectiva, um dos pontos altos é o Encontro de Programadores Culturais da América Latina. O projeto envolve centenas de agentes dos Circuitos de Festivais do Brasil (Minas, Paraíba, Baiano, Norte, Sul entre outros), ABRAFIN, além de representantes de cineclubes, agências, salas e casas de shows e espetáculos, centros culturais, auditórios, coletivos, associações, organizações e entidades culturais.


Os Convidados
Os diversos protagonistas que participarão dessas discussões vem dos mais diferentes setores sociais - são mais de 100 representantes debatendo economia, política, educação e comunicação. Todos compartilhando ideias nesse grande espaço cognitivo. Entre os Convidados para os debates, estão Cláudio Prado (Coordenador da ONG Laboratório da Cultura Digital), Carlos Miranda (Produtor Musical), Jean Wyllys (Vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL), Ivana Bentes (professora do curso de pós-graduação em Comunicação e Cultura), Renato Rovai (Revista Fórum) e Alfredo Manevy (ex-secretário executivo do MinC.). Veja a lista completa no site: http://congresso.foradoeixo.org.br/category/convidados/


Terceira Edição do Festival Fora do Eixo SP 2011
Paralelo ao IV Congresso, diversos espaços da capital recebem a terceira edição do Festival Fora do Eixo SP. A programação foi pensada para inserir o que de melhor aconteceu na música Fora do Eixo, evidenciando bandas, discos, turnês e shows. São mais de 40 apresentações musicais em uma semana, além de teatro, artes visuais, entre outras linguagens, ocupando os palcos da Casa Fora do Eixo, Studio SP e outras casas e espaços da cidade. A programação está sendo fechada e será divulgada dentro de algumas semanas no site do Congresso.

Inscrições
Para participar do evento, é necessário inscrever-se através do formulário disponível no site (http://congresso.foradoeixo.org.br/inscricoes/). As inscrições vão até o fim de Novembro, são gratuitas e todas as pessoas e idades.

Programação
Veja a programação completa e atualizada em tempo real:

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP