Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Confira Programação da Quartas Baianas


Programação:

Data: 15 a 18/06 às 20h
Auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.


MOSTRA DE FILMES BAIANOS
Longas, Médias e Curtas-Metragens


Dia 15/06 (quarta)/ 19h

Um Dia na Rampa, de Luiz Paulino dos Santos

1960, DOCUMENTÁRIO, 10 min., P&B, 35 mm

Sinopse: Um dia na rampa do mercado modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do recôncavo trazendo produtos para comércio na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme, rodado em 1955.



Mr. Abrakadabra, de José Araripe Jr.

1997, FICÇÃO, 14 min., P&B, 35 mm

Sinopse: Um velho mágico já não consegue fazer funcionar suas mágicas. Desolado, tenta o suicídio diversas vezes, sem obter êxito. Determinado a morrer, arquiteta um super suicídio, porém, algo surpreendente acontece.



Um Tiro na Nuca, de Gildásio Leite

2000, DOCUMENTÁRIO, 10 min., Cor/P&B, Vídeo

Sinopse: Baseado em conto homônimo de Glauber Rocha, quando tinha 16 anos sobre um matador profissional que é contatado para executar alguém. Ao encontrar com a vítima se entra em conflito, matar ou não matar, de onde nasce um dos mais emblemáticos personagem do cinema, Antônio das Mortes.

É no Pé do Morro é Lá no Cafundó, de Denise Santos

2010, DOCUMENTÁRIO, 26 min., Cor, Vídeo

Sinopse: Por regiões montanhosas da Bahia, a diretora Denise Santos e sua equipe viajam em busca de personagens, pessoas comuns que vivem nos confins do mundo. Um filme que aposta na força da palavra e na magia da imagem. Gravado na Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim, na Bahia.

Convidados: Denise Santos, Paulo Alcântara e Gildásio Leite

Dia 16/06 (quinta)/ 19h


Memórias de Deus e o Diabo em Monte Santo e Cocorobó, de Agnaldo Siri Azevedo

2004, DOCUMENTÁRIO, 11 min., P&B, 35 mm

Sinopse: Evocação dos caminhos percorridos por Glauber Rocha em Monte Santo e Cocorobó, Serra de Canudos, Bahia, quando filmava Deus e o Diabo na Terra do Sol. Paralelismo entre vigor e o rigor místico dos propósitos de Antônio Conselheiro e do cineasta, dirigidos pela ânsia de despertar a consciência dos homens e promover a liberdade.

Bahia, de Mônica Simões

1999, DOCUMENTÁRIO, 25 min., Cor, Vídeo

Sinopse: Documentário sobre a cidade de Salvador, abordando temas do cotidiano: gente, arquitetura, comida, meios de transporte, luz, cor e ícones. A trilha sonora é recheada de sons e ritmos locais, de músicas de compositores baianos contemporâneos, passando do erudito ao experimental.

Águas Escuras, de Lu Macário

2011, TELE-REPORTEGEM, 5 min., Cor/P&B, Vídeo

Sinopse: Esta reportagem nasceu da necessidade de não apenas abordar o tema, crianças em situação de risco na cidade baiana de Vitória da Conquista mas, sobretudo, mostrar que com tratamento e religião, há sim reabilitação. Os trabalhos iniciaram em janeiro de 2011 nas ruas de Vitória da Conquista, e contou com pelo menos 30 personagens, que se encontram em condição de moradores de rua.

Tragédia do Tamanduá, de George Neri

2010, DOCUMENTÁRIO, 26 min., Cor/P&B, Vídeo

Sinopse: Filme que deseja reaver um fato histórico de impacto e relevância, ocorrido no município de Belo Campo, região Sudoeste do estado da Bahia. Através de diversos olhares os contornos da tragédia são mostrados e os seus limites invadidos.

Convidados: Lu Macário, Rodrigo Freire


Dia 17/06 (sexta)/ 19h

Vadiação, de Alexandre Robatto Filho

1954, DOCUMENTÁRIO, 8 min., Cor, Vídeo

Sinopse: Capoeira na Bahia, ao som de berimbaus, evolui de luta de guerra para forma popular de dança. Com os mestres Bimba e Waldemar.
A morte das Velas do recôncavo, de Guido Araújo

1976, DOCUMENTÁRIO, 23 min., Cor, 35 mm

Sinopse: O desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de Todos os Santos, que durante séculos constituiu destacado componente plástico ou estético do paisagismo baiano, além de desempenhar uma importante função econômica, trazendo das ilhas e cidades do recôncavo o peixe, as frutas e verduras necessários ao abastecimento das feiras da capital.

Canudos – Histórias de Uma Romaria, de Esmon Primo

1997, DOCUMENTÁRIO, 18 min., Cor, Vídeo

Sinopse Documentário sobre as observações históricas, sociais e religiosas da 9ª Romaria de Canudos. O vídeo pretende discutir a religiosidade, tanto na antiga quanto na atual Canudos. É a observação sistemática da permanência dos ritos, símbolos e outras práticas religiosas, ao lado de reivindicações de ordem social, como a justiça e a igualdade.

Assim é tu, Ituaçú, de Dió Araujo

2010, DOCUMENTÁRIO, 26 min., Cor, Vídeo

Sinopse: “Assim é tu, Ituaçu” é um documentário sobre o município de Ituaçu, cidade situada no território de identidade do Sertão Produtivo na Bahia. O filme retrata as peculiaridades do local de forma poética, tendo como elementos básicos os mistérios e as belezas naturais da região, narradas pelo seu próprio povo, onde o passado e o presente continuam interligados, fazendo este município um lugar atraente e hospitaleiro, valorizando sua história e sua gente.

Convidados: Esmon Primo, Dió Araújo



Dia 18/06 (sábado)
10h - Mesa Redonda

Tema: Perspectivas para o audiovisual no Interior da Bahia

Participantes:

Póla Ribeiro – Diretor do IRDEB

Rogério Luiz – Curso de Cinema e Audiovisual/UESB

Dió Araújo – Realizador

Denise Santos – Realizadora

Mediador: Representante da ABCV

19 horas: Mostra de filmes

Lotação, de Paulo Alcântara

2002, FICÇÃO, 15 min., Cor, Vídeo

Sinopse: Drama urbano que se passa no interior de um ônibus coletivo em movimento na cidade de Salvador.
Estranhos, de Paulo Alcântara

2009, FICÇÃO, 90 min., Cor, 35 mm

Sinopse: Um músico de rua, uma ex-prostituta e seu marido ciumento, dois ladrões, duas crianças e uma professora. Todos estranhos, todos no mesmo lugar.



Dias 16 a 18 (quinta a sábado)

9h às 12h, 14h às 17h: Oficina Realização Audiovisual

Ministrantes: David Caíres e Paulo Alcântara

Local: Sala de Aula (Colégio Modelo)

Ementa: Com uma metodologia teórica-prática, os alunos serão introduzidos à linguagem cinematográfica e ter orientações de temas como desenvolvimento de roteiro, produção, operação de câmera, captação de som e edição.
Dias 16 (quinta-feira) – Coletivo Suiça Bahiana

21 horas: Quintas Fora do Eixo

Local: Viela Sebo-Café

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP