Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quartas Baianas no Interior!

Nos cinco municípios, onde a programação se estende, em cada um deles, durante quatro dias, serão realizadas mostras de filmes – incluindo lançamentos –, debates com diretores de trabalhos exibidos, conferências e mesas-redondas com representantes da área e uma oficina de audiovisual, reservando espaço para a formação.
A primeira cidade visitada será Cachoeira (18 a 21 de maio), cuja grade de atividades já está fechada(ver programação abaixo) e onde o projeto também conta com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Cineclube Mário Gusmão e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Depois serão Feira de Santana (25 a 28 de maio), Vitória da Conquista (8 a 11 de junho), Camaçari (6 a 9 de julho) e, por fim, Lençóis (13 a 16 de julho), numa seleção de localidades pertencentes a diferentes Territórios de Identidade da Bahia. Também está prevista a produção de uma caixa coletânea de DVDs com obras que integram o Quartas Baianas.
Quartas Baianas é uma realização da ABCV em parceria com a Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O Quartas Baianas no Interior representa a primeira incursão da ABCV no interior do estado.
Políticas públicas em debate – A programação do Quartas Baianas no Interior também reserva espaço para o debate em torno de políticas para o setor audiovisual. Na sexta-feira (20/5), o cineasta Geraldo Moraes (APC – Bahia) ministra a conferência “Audiovisual e Diversidade Cultural”, tratando de desafios e paradigmas da produção de cinema no Brasil. No sábado (21/5), as atividades continuam com a realização de debate em torno do desenvolvimento do audiovisual no interior da Bahia, na mesa-redonda“Do fomento à produção: o audiovisual no interior da Bahia”, que contará com a presença de Sofia Federico (DIMAS/FUNCEB), Solange Lima (ABD Nacional), Danillo Barata (UFRB), Mateus Damasceno (ABCV), além da secretária do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), Ana Paula Santana.
A participação da SAV no Quartas Baianas no Interior será estendida também para um encontro aberto com a classe audiovisual, quando Ana Paula Santana apresentará ao público o projeto “Diálogo – Brasil Audiovisual”. Está será a primeira apresentação nacional do projeto, que irá percorrer todos os estados brasileiros. O encontro está marcado para as 14 horas, no dia 21 de maio, e a ampla participação social é esperada.
Oficinas de Audiovisual – Dia 15 à 18 de Junho, das 9 às 17 horas, com carga horária total de 18 horas,  a oficina será teórico-prática, com turma de até 20 alunos por cidade, que vão ser introduzidos à linguagem e ter orientações de temas como desenvolvimento de roteiro, produção, operação de câmera, captação de som e edição. Ao final, cada grupo vai gerar um produto audiovisual de curta duração.
Elas serão ministradas por duplas de facilitadores, uma para cada cidade, que vão definir propostas específicas da minuta do curso a partir de suas especialidades: o diretor Wallace Nogueira e o produtor Marcelo Matos de Oliveira (Cachoeira); o diretor Alexandre Guena e a cenógrafa e diretora de arte Carol Tanajura (Feira de Santana); os diretores Davi Caires e Paulo Alcântara (Vitória da Conquista); o diretor de animações e videomaker Fausto Junior e o cartunista e animador Caó Cruz Alves (Camaçari). Para Lençóis, ainda haverá confirmação dos nomes dos profissionais.
As inscrições podem ser feitas através do hotsite do Quartas Baianas no Interior:www.abcvbahia.com.br/qbi.
Quartas Baianas no Interior
Mostras de filmes | Oficinas | Debates
Patrocínio: Programa BNB de Cultura – Parceria BNDES
Apoio: DIMAS/ FUNCEB/ Rádio Educadora Bahia/ TVE BA/ IRDEB/ SecultBA
Realização: ABCV
Onde e quando:
Vitória da Conquista (15 a 18 de junho)

Quanto: Grátis
Informações:

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP