Tecnologia do Blogger.

domingo, 20 de março de 2011

Como foi a SEDA e a 4ª Semana Glauber


   De 14 a 18 de março tivemos na cidade a 1ª semana do Audiovisual – SEDA e a 4ª Semana Glauber, esta que relembra a obra do pai do cinema novo e conterrâneo nosso. Neste dia também é comemorado o dia da Cultura na cidade. Para comemorar com a gente, tivemos as presenças de Rafael Rolim e Carol Tokuyo, da Casa Fora do Eixo SP, Paloma Rocha, filha do Glauber e Presidente da Associação Acervo Tempo Glauber e Mateus Damasceno, Presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo.
Paloma Rocha - Associação Tempo Glauber
   No dia 14, data do nascimento do Glauber, foi dado início às Semanas com uma sessão solene na Câmara dos Vereadores, aonde foi condecorada uma personalidade e uma entidade importante da nossa cidade: Elomar Figueira, através do seu filho João Omar, e a Casa de Cultura, representada por Carlos Jeová. Depois das condecorações foram realizadas pequenas explanações sobre as frentes e nosso representante, Rafael Rolim, deu enfoque na cena cultural da cidade, ressaltando o trabalho do Coletivo na cidade.
Rafael Rolim-Circuito Fora do Eixo
   No dia seguinte, o debate começou cedo, no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste, aonde se deu todo o resto da programação, com a Mesa Redonda com o tema “Políticas Alternativas para a Produção Audiovisual”. Nela estavam presentes Rafael Rolim, Carol Tokuyo, Carlos Alberto Ripe (Diretor da Produtora Universitária de Vídeo/UESB), Mateus Damasceno e mediação de Rogério Luiz, professor de Comunicação e membro do Suíça Bahiana. A mesa teve como objetivo apresentar alternativas viáveis para a produção audiovisual, trazendo contribuições e estímulo ao público.

   No mesmo dia, na parte da noite, tivemos a exibição de dois filmes do Glauber. O seu primeiro, o curta “Pátio” e o recém-restaurado “Leão de Sete Cabeças”. Contamos ainda com os comentários da Paloma Rocha, que foi, aos poucos, localizando o público dentro da obra. Em relação ao Circuito, Paloma se manteve interessada e propôs a exibição do “Leão de Sete Cabeças” no aniversário do Fora do Eixo e inauguração do Cine Café, a se realizar na Casa Fora do Eixo São Paulo em abril, juntamente com um possível observatório.
Carol Tokuyo-Circuito Fora do Eixo
   Dia 16 teve a exibição dos filmes produzidos no circuito na Mostra Fora do Eixo. Foram exibidos “15 Segundos”, “Histórias de Concreto” e “Zip”, seguidos de comentários da Carol Tokuyo, “Onde Acaba a Praia” e “Palco Roosevelt”, comentados por Rafa Rolim, que foi o diretor do documentário sobre a praça Roosevelt, e as produções conquistenses “Tragédia do Tamanduá” e “É no pé do Morro, É no canfundó”.
   Dias 17 e 18 tivemos as oficinas. Com mais de 90 inscrições para cada uma delas, começamos, no dia 17, com a oficina de “Gestão Cultural Colaborativa”, em que a Carol apresentou como funciona o núcleo de audiovisual do Fora do Eixo, incentivando o público a criar um na cidade, que, recentemente, recebeu um curso de Cinema e Vídeo na UESB. No última dia, 18, fechamos o evento com a oficina de “Produção Audiovisual”. Nela, tivemos o Rafael contando sua experiência no Clube de Cinema Fora do Eixo e esclarecendo as dúvidas dos presentes, alem de debates sobre estética e linguagem do audiovisual na contemporaneidade e o fomento para a criação da WebTV Conquista.
   Entre as mesas e oficinas, ainda tivemos reuniões diárias sobre a gestão do Coletivo Suíça Bahiana, a divisão de tarefas e a adesão de novos membros, além de entrevistas nas TVs locais. O Circuito foi apresentado de forma oficial à prefeitura da cidade e a TV Sudoeste, filiada da Globo na cidade.
   Foi um momento marcante para o Suíça, porque foi dado um F5 em toda galera do Coletivo, nos participantes do evento e também nos meios de comunicação, que cobriram a SEDA de forma exemplar. Um muito obrigado a todos os participantes, a TV e Rádio UESB, TVE Bahia e a Prefeitura por realizar um evento tão grande com a gente. E que venha mais SEDA´s!

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP