Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 30 de março de 2011

#NFEConquista: Dia 07/04 com PIRIGULINO BABILAKE e RAMANAIA


PIRIGULINO BABILAKE
   Formada em 2005, a banda baiana Pirigulino Babilake faz música popular com referências nordestinas. Expressando em melodia e poesia uma identidade muito própria do Brasil. Integrado por Pietro Leal (voz e violão), Guto Miranda (guitarra), Davi Brandão (guitarra), Vinicius Nunes (contrabaixo e vocais) e Gugu Pinto (percussão e vocais), o grupo tem como proposta, antes de qualquer coisa, resgatar o que sempre houve de mais legítimo neste celeiro musical chamado Bahia: musicalidade e harmonia poética, como já quase não se faz desde os tempos do Tropicalismo e dos Novos Baianos.
   O resultado do uso desta base de referência se dá numa criação de personalidade autêntica: a música da Pirigulino Babilake tem um regionalismo eclético, sem perder seu caráter urbano; é também de raiz tradicional, sem deixar de ser contemporânea. O trabalho autoral, basicamente composto por Pietro Leal – que assina todas as canções, mas algumas delas em parceria com outros integrantes ou colegas da música –, explora bambus, tambores, moringas, cabaças, violas e violões, em cantos regionais que se aliam a poemas de cordel, num repertório que vem sendo apresentado no primeiro disco da banda, Rosa Fubá, lançado recentemente.

RAMANAIA
   A Ramanaia é uma banda alternativa que vem se destacando como referência do reggae em Vitória da Conquista e na região Sudoeste da Bahia. Desenvolve uma linha derivada da World Music do Terceiro Mundo estabelecida na década de 70 pela banda The Wailers, dos jamaicanos Bob Marley e Peter Tosh. A identidade do grupo agrega influências variadas, tendo em seu repertório músicas de autoria própria e covers de bandas famosas, a exemplo do próprio Bob Marley, Stell Pulse, Sublime e Edson Gomes. Destaque aqui para covers de artistas conhecidos que não são do reggae, como Gilberto Gil e Luis Melodia. Para estes, a Ramanaia criou versões próprias de algumas músicas, realizando uma espécie de antropofagia sonora, adaptando sucessos de outros estilos para o reggae.
   Os membros da Ramanaia definem os seguintes estilos como influências diretas ou indiretas: reggae (Bob e nacionais), SKA, Rock (clássico, pop rock e rock pesado), MPB, Hip-Hop e Forró. Nos covers, são levadas ao público músicas menos conhecidas dos artistas famosos ou que são pouco tocadas pelas outras bandas alternativas. Destaque nas músicas criadas pela Ramanaia para as notórias influências do reggae nacional. Além do já citado Edson Gomes, podemos mencionar Natiruts, Tribo de Jah e Morrão Fumegante.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP